Artigo

OBRAS SOCIAIS VISEU APOIAM CAMPANHA LANÇADA PELA ALZHEIMER EUROPE PELO RECONHECIMENTO DA DEMÊNCIA COMO PRIORIDADE PÚBLICA A NÍVEL EUROPEU.

As Obras Sociais Viseu, no âmbito da resposta social Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências (CAPAD), subscrevem na integra a campanha, lançada pela Alzheimer Europe, pelo reconhecimento da Demência como prioridade pública a nível europeu, no contexto das Eleições Europeias que ocorrerão em 2024. Colaboraremos com todos os nossos meios na campanha, desde logo, através da divulgação e da sensibilização da comunidade.

A campanha dirige-se a todos os cidadãos da União Europeia, assim como aos candidatos ao Parlamento Europeu e baseia-se no Manifesto de Helsínquia que descreve a situação atual da Demência na Europa e especifica diversas solicitações destinadas à Comissão Europeia, instituições e governos nacionais.

“Com o número de pessoas com Demência que se estima vir a aumentar substancialmente, bem como com os consideráveis custos societais associados, é tempo de os decisores políticos europeus priorizarem a Demência e de lhe dedicarem os recursos necessários nos domínios da Saúde, da Investigação, dos Direitos na Deficiência e dos Apoios aos Cuidadores Informais. A nossa campanha não se destina apenas a salientar a dimensão dos desafios lançados pela Demência, mas também a, através do Manifesto de Helsínquia, propor passos concretos sobre como os decisores políticos europeus podem realizar ações decisivas nos próximos anos. Nós encorajamos o público a assinar a nossa “Call to Action” e convidamos os candidatos a Deputados ao Parlamento Europeu a assinarem, o “Compromisso europeu para priorizar a Demência – 2024”! (Jean Georges, Diretor Executivo da Alzheimer Europe)

José Carreira, Presidente das Obras Sociais Viseu, considera que “a campanha lançada pela Alzheimer Europe é uma excelente iniciativa e deve ser apoiada por todas as portuguesas e portugueses para que a Demência seja considerada uma prioridade pública.” e lança um duplo desafio: “Temos muita esperança que os candidatos ao parlamento europeu, em representação de Portugal, assinem a petição e se envolvam para que a Europa seja uma Comunidade Amiga na Demência. Antes das eleições europeias teremos eleições nos Açores e Legislativas. É fundamental que os partidos políticos assumam, em Portugal, a demência como prioridade e que na próxima legislatura sejam dados passos firmes no apoio às pessoas com demência, aos seus cuidadores e famílias. “

Juntamo-nos à Alzheimer Europe no apelo às cidadãs e aos cidadãos para que assinem a “Call to Action” de modo a veicular aos decisores políticos europeus duas ideias-chave:

  • A Demência é uma questão fulcral para os cidadãos europeus.
  • É fundamental que os candidatos ao Parlamento Europeu assinem o “Compromisso Europeu para priorizar a Demência – 2024” comprometendo-se a colaborar com a Alzheimer Europe, durante a próxima legislatura.

NOTAS IMPORTANTES:

  • A Demência é a terceira causa de morte na Europa e a sétima em termos globais.
  • A Demência representa um custo, estimado em 2019, para a Europa de 392 mil milhões de euros.
  • Em 2025, 9.1 milhões de pessoas viverão com Demência na União Europeia, aumentando em 2050 para 14.3 milhões.

 

A Alzheimer Europe pressiona desta forma os decisores políticos europeus para que prestem mais atenção a esta doença e desenvolve uma campanha que se baseia em três diferentes documentos, destinados a diversas audiências, apelando a que a Demência seja priorizada como questão política:

O Manifesto de Helsínquia – Uma descrição da situação atual da Demência na Europa, especificando diversas solicitações destinadas à Comissão Europeia, Instituições e governos nacionais. O Manifesto será a base de trabalho da Alzheimer Europe nos próximos anos. As organizações europeias e nacionais são convidadas a subscrever o Manifesto.

A “Call to Action” – Destinada a que o público em geral solicite aos decisores políticos europeus que priorizem a Demência como uma questão política e que implementem as ações definidas no Manifesto de Helsínquia. Todas as pessoas são convidadas a assinar a “Call to Action” através do website da Alzheimer Europe.

O “Compromisso Europeu para priorizar a Demência – 2024” – Um compromisso que os candidatos ao Parlamento Europeu são convidados a assinar, apelando ao seu apoio para priorizar a Demência nas áreas da Saúde, da Investigação, da Política sobre Deficiência e Cuidadores Informais e apelando a que integrem a “European Alzheimer’s Alliance”, uma vez eleitos.

Todos os candidatos são convidados a assinar a Petição.

176 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail